Transforme seus Sonhos em Realidade

3 lições de empreendedorismo que a Arquivei teve no Google Launchpad Accelerator

Fonte: Ecommerce News      segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

O Vale do Silício é a casa das principais empresas de tecnologia, como Google, Facebook e Apple. O local reúne diversos profissionais de diferentes áreas que respiram tecnologia 24 horas por dia. Foi nesta região, na sede do Google, que a Arquivei, startup de São Carlos que fornece solução de armazenamento, organização e consulta de notas fiscais, pode viver uma intensa experiência de iniciativas empreendedoras no programa Google Launchpad Accelerator.

A Arquivei pôde ter contato direto não só com mentores do Google, mas com diversos outros empreendedores que participaram do programa, reforçando a troca de experiências entre as startups. Durante as duas semanas de mentoria o foco das discussões girou em torno de Business, Engenharia, Infraestrutura, Produto e Marketing. Além disso, também aconteceram workshops e palestras com sobre temas como People, Liderança e Desenvolvimento Pessoal.

“É como se a equipe conseguisse absorver anos de experiência desses mentores, tudo isso de uma maneira muito dinâmica e intensa em duas semanas. A impressão que tivemos é que cada mentor chegava na nossa mesa, abria a nossa cabeça para aspectos novos, que ainda não havíamos colocado atenção”, explica Christian de Cico, CEO da Arquivei.

 

Objetivos e resultados

Entre as ações aprendidas na mentoria está o OKR – Objectives & Key Results. Resumidamente, o sistema propõe um número limitado de objetivos para gerar e incentivar foco na organização, disciplina os esforços da equipe, a fim de aumentar a produtividade e melhorar a alocação e gestão de recursos por meio de processos simples e transparência de comunicação.

 

Cultura do trabalho

Nas reuniões com a equipe do Google, a Arquivei pôde entender que a cultura dentro do ambiente de trabalho se mostra muito importante, principalmente em momentos de crise. Quando tudo vai bem, a cultura definida pode não fazer tanta falta. Mas quando as coisas começam a dar errado, aí sim a cultura vai servir de auxílio de como as pessoas devem se comportar.

 

Troca de experiências

Durante todos os dias as startups também tiveram a oportunidade de conversar com outros empreendedores para trocar experiências, aprender novas culturas e apresentar diferentes ideias para as atividades que eram realizadas dentro do Google. Em uma dessas atividades, grupos de pessoas definidos aleatoriamente tinham que trabalhar para solucionar um problema que a humanidade teria no ano de 2044, em sua colônia em Marte. A sinergia e o networking entre profissionais de diferente áreas, culturas e empresas também pode ser uma ferramenta importante para resolução de problemas.

Além de toda a mentoria durante as duas semanas, as startups participantes têm o acompanhamento com a equipe do Google, durante seis meses. Isso inclui total acesso aos mentores para tirar dúvidas, levantar questionamentos, acompanhar evolução de processos e conversas. Além disso, a empresa também incentiva o uso de seu escritório, em São Francisco, para trabalhar ou realizar reuniões.

 

Fonte: Ecommerce News

 

Tags: Empreendedorismo 

Comentários



curso mudança de paradgimas 1.0

Recomendados para Você:


E-Mail