Transforme seus Sonhos em Realidade

O despertar para ser um empreendedor de sucesso

Fonte: Administradores      domingo, 10 de dezembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

Quem nunca foi perguntado quando criança “O que você vai ser quando crescer”? Médico, engenheiro, jornalista, músico é comum ao longo do tempo a criança ou adolescente mudar várias vezes de opinião. Lembro que meu pai por ter sido um funcionário público federal concursado sempre me apresentou uma espécie de modelo mental para que estudasse para ser um profissional liberal e para passar num concurso público que me desse uma estabilidade financeira no presente e no futuro. Empreendedorismo era algo fora do nosso vocabulário.

Bem, trago a tona esse contexto baseado na apresentação do professor e empresário Jerônimo Mendes que colocou muito bem o quão modelos mentais como biológicos, culturais, linguagem e história pessoal influenciam na escolha da nossa profissão. “A verdade é que até hoje na escola de ensino fundamental e médio não se desperta o espírito empreendedor e não se ensina como as pessoas devem lidar com pessoas e com dinheiro”, como bem observou Jerônimo Mendes.

Vivemos em um país com 36 milhões de empreendedores formais e informais em que 52% são mulheres. Por outro lado, mais de 60% dos negócios fecham em 1 ano e 40% prosperam vencendo obstáculos como a burocracia e uma das mais altas cargas tributárias do mundo. E dentro desse contexto de dificuldade que Jerônimo Mendes fala que não existe segredo para o sucesso, mas sim o equilíbrio entre três fatores básicos como ter um propósito, empenho e ambição. Destacando também a atitude e uma ação estratégica sempre avaliando riscos para a tomada de decisão.

Por outro lado, existem cerca de 13 milhões de desempregados no país que podem se tornar pequenos empreendedores motivados pela necessidade de sobrevivência. Não se admite, portanto, que a Lei de Diretriz básica da educação não desperte para a necessidade de ensino de empreendedorismo e educação financeira na grade curricular do ensino fundamental e médio.

Durante sua apresentação, Jerônimo coloca 7 pontos fundamentais para ser um empreendedor de sucesso. Primeiramente é preciso ser movido por um sonho, um grande propósito. Mas para investir é preciso pesquisar, estudar, analisar e agir estrategicamente para não investir tempo e dinheiro em algo sem futuro. Essa não é uma tarefa fácil.

Os negócios para conseguirem sucesso e sustentabilidade precisam prezar pela excelência nos serviços e processos, terem líderes motivados e que busquem resultados e melhorias, gestores que concentrem tempo e energia naquilo que é essencial, usem ferramentas de gestão e controle adequados, gerenciem custos rigorosamente nunca confundindo fluxo de caixa da empresa com o fluxo da sua conta pessoal e perseverança e paciência, pois o sucesso não acontecem de uma hora para outra. Requer tempo até adquirir a maturidade necessária para ser sustentável e lucrativo.

Em seu artigo, Jerônimo Mendes que já trabalhou em oito empresas até abrir o seu próprio negócio, encoraja as pessoas empreenderem e não desistirem nos primeiros obstáculos. Citou o seu exemplo de vida desde quando sua mãe lhe aconselhava a não sair da sua cidade no interior do Paraná, mas ele tomou uma atitude de ir estudar em Curitiba onde se formou, trabalhou em oito empresas até tomar uma atitude que mudou a sua vida quando abriu seu próprio negócio. Ele conta que desde então nunca perdeu de vista o seu propósito de difundir o empreendedorismo e despertar nas pessoas o desejo de abrir o seu negócio de forma a impactar também a vida de outras pessoas. E, então, vamos empreender e buscar nossa liberdade financeira?

 

Fonte: Administradores

 

Tags: Empreendedorismo , Desenvolvimento Pessoal

Comentários



curso mudança de paradgimas 1.0

Recomendados para Você:


E-Mail